Reconstrução Mamária Imediata com Prótese

RECONSTRUCAO MAMARIA IMEDIATA COM PROTESE

A reconstrução mamária é um procedimento cirúrgico que restaura a forma e o volume da mama após a mastectomia (cirurgia que remove a mama) ou adenectomia (cirurgia que remove a glândula mamária, mas preserva a pele e a aréola) para tratar ou prevenir o câncer de mama.

O processo de reconstrução mamária pode começar no momento da retirada da glândula mamária (reconstrução imediata) ou pode ser feito posteriormente (reconstrução tardia).

A reconstrução mamária imediata pode ser realizada com expansor de tecido, quando as mamas são grandes ou quando houve necessidade de retirada de pele; ou direto com a prótese mamaria, quando as mamas são menores e foi possível preservação de pele suficiente para cobrir a prótese.

As próteses mamárias podem ser preenchidas com gel de silicone (prótese mamaria de silicone) ou prótese de Becker (preenchidas com solução salina - soro fisiológico). A reconstrução mamária imediata com implantes mamários é um procedimento complexo, não recriará a aparência exata do seio natural. No entanto, o contorno da nova mama pode restaurar uma silhueta semelhante à que a paciente tinha antes da mastectomia.

Etapas do procedimento:

• Seleção dos implantes: O implante mamário é um envoltório de silicone firme redondo ou em forma de lágrima preenchido com água salgada (soro fisiológico) ou gel de silicone.
  • Seleção do local do implante: O implante pode ser posicionado atrás ou na frente do músculo do peito (músculo peitoral). Os implantes colocados na frente do músculo são mantidos no lugar por meio de um tecido especial denominado matriz dérmica acelular. Com o tempo, o corpo substitui esse material por colágeno.
  • Avaliação da mama sadia: Avaliar a necessidade de adenectomia profilática na mama sadia em pacientes com alto risco para câncer de mama. Discutir a necessidade de mastopexia com ou sem prótese para as pacientes sem indicação de adenectomia profilática com o objetivo de melhorar a simetria entre as mamas.

Muitas mulheres necessitam de um processo em duas etapas, utilizando um expansor de tecido antes da colocação do implante permanente.

Contraindicações:

Algumas condições podem desaconselhar a reconstrução mamária com expansor, incluindo:

• Condições médicas crônicas não controladas, como diabetes descompensado, hipertensão arterial não controlada, anemia e desnutrição podem aumentar o risco de complicações durante a cirurgia e a recuperação.
  • Infecções Ativas: Infecções ativas na área da cirurgia ou em outras partes do corpo podem ser uma contraindicação temporária, exigindo tratamento antes da reconstrução.
  • Fumantes Ativos: Fumar pode comprometer a cicatrização dos tecidos, aumentando o risco de complicações. É recomendado que os pacientes parem de fumar 6 a 8 semanas antes da cirurgia.
  • Expectativas Irrealistas: Pacientes com expectativas irrealistas sobre os resultados da cirurgia podem ser desencorajadas a prosseguir com o procedimento. É importante discutir abertamente com o cirurgião para alinhar expectativas.

Riscos e considerações:

A reconstrução mamária com implante mamário traz a possibilidade de complicações, incluindo:

• Seios que ficam diferentes entre si em tamanho ou aparência (assimetria)
  • Dor no peito
  • Ruptura ou deflação do implante
  • Má cicatrização das incisões
  • Risco de cirurgia mamária para substituir ou remover o implante mamário no futuro.
  • Mudanças na sensação dos seios
  • Infecção
  • Sangramento
  • Tecido cicatricial que comprime o implante e o tecido mamário e causa deformidade e aparência não natural às mamas (contratura capsular)
  • Riscos associados à anestesia
  • Risco muito baixo de um câncer raro do sistema imunológico chamado linfoma anaplásico de células gigantes (ALCL), que está associado a implantes mamários texturizados, embora sejam necessárias mais pesquisas para entender a relação entre ALCL e implantes mamários

A correção de qualquer uma dessas complicações pode exigir cirurgia adicional.

Se a paciente precisar de radioterapia adjuvante (radiação pós-mastectomia) na pele e na parede torácica após uma mastectomia, pode não ser um candidato ideal para a reconstrução com implante mamário. O implante mamário pode tornar mais difícil a aplicação eficaz da radioterapia.

Recuperação:

O período de recuperação varia de paciente para paciente, mas geralmente precisa de repouso e restrições de atividade física durante as primeiras 6 semanas ou mais.

A paciente recebe orientações sobre restrições às suas atividades, como evitar levantamento de peso ou atividades físicas extenuantes. O tempo de recuperação pode ser moroso – pode levar de um a dois anos para a paciente se sentir completamente curada.

Acompanhamento Pós-Operatório:

O acompanhamento pós-operatório é crucial para monitorar a cicatrização e abordar quaisquer preocupações da paciente. Geralmente, após os primeiros meses o acompanhamento com o cirurgião plástico passa a ser anual para monitorar a mama após o término da reconstrução.

Conclusão:

A reconstrução mamária com prótese é uma opção valiosa para muitas mulheres que desejam restaurar a aparência e a autoestima após a mastectomia. A decisão de prosseguir com a reconstrução mamária e o tipo de procedimento a ser realizado dependerá das preferências individuais da paciente, da saúde geral e das recomendações do cirurgião.

A cirurgia de reconstrução mamária oferece muitos benefícios, e apesar de não fazer você se sentir exatamente como antes da mastectomia, oferecerá uma forma e simetria semelhantes, o que ajudará na sua autoestima. Também ajudará a esquecer a lembrança física da doença, sem a necessidade de utilizar preenchimento no sutiã.