Otoplastia - Cirurgia das Orelhas
Conheça sobre Otoplastia - Cirurgia das Orelhas
A otoplastia é um procedimento cirúrgico para melhorar a forma, o tamanho ou a posição das orelhas, também conhecida como cirurgia plástica de orelha ou correção de orelha proeminente. Este procedimento é frequentemente realizado para corrigir orelhas que se destacam excessivamente em relação à cabeça. A otoplastia pode ser realizada em adultos ou crianças, sendo mais comum em crianças antes da idade escolar para evitar potenciais problemas de autoestima.
A otoplastia geralmente é realizada sob anestesia geral em crianças. Pode ser realizada com anestesia local e sedação em adultos.
São realizadas incisões na parte de trás das orelhas ou no sulco natural entre a orelha e a cabeça, para ter acesso à cartilagem. Podem ser realizadas incisões ou enfraquecimento das cartilagens mais duras com raspas ou a remoção de finas camadas de cartilagem para sua remodelação. São realizados pontos internos para fixar a modelagem da orelha. A otoplastia visa apresentar uma aparência natural de sulcos e proeminências das orelhas (a formação da hélice e antihelice), a redução do ângulo céfalo-conchal e do ângulo escafo-conchal e consequentemente a diminuição do ângulo crânio-auricular, deixando a orelha mais próxima do crânio.
As incisões são fechadas com suturas finas, com pontos absorvíveis. Após a cirurgia, é necessário o uso de curativos e faixas elásticas enquanto a cirurgia não cicatriza para diminuir a tensão nos pontos evitando que eles arrebentem. O uso da faixa elástica diminui a chance de recidiva.
É importante ressaltar que a otoplastia é uma cirurgia personalizada, e a técnica específica pode variar com base nas necessidades individuais de cada paciente.