Lipoenxertia
Conheça sobre Lipoenxertia
A lipoenxertia, também conhecida como enxerto de gordura autóloga ou transferência de gordura, é um procedimento cirúrgico no qual a gordura é retirada de uma área do corpo do paciente (geralmente por meio de lipoaspiração) e, após ser processada, é enxertada em outra região. Este método é empregado tanto para correções estéticas quanto reparadoras. Um exemplo é a lipoenxertia da região glútea, conhecida mundialmente como Brazilian Butt Lift (BBL), uma opção para aumentar o volume e aprimorar o contorno da região glútea.
Na cirurgia reparadora, a lipoenxertia pode ser usada para diversos fins, incluindo correção de áreas com deformidades do contorno corporal e para o tratamento de cicatrizes e sequelas de queimaduras, contribuindo para a melhora da retração dos tecidos e da textura da pele. Existem diversos trabalhos que confirmam que na gordura existem células tronco mesenquimais. Essas células têm o potencial de auxiliar na regeneração e reparo dos tecidos.
A lipoenxertia também pode ser utilizada na reconstrução mamária, principalmente nos casos em que a paciente foi submetida a quadrantectomia ou nodulectoima, para remodelar a mama. Ela pode ajudar a melhorar a simetria e proporcionar resultados mais naturais nos casos de reconstrução mamária com prótese. Este procedimento é seguro e existem diversos trabalhos que demonstram que a lipoenxertia não aumenta risco de recidiva do tumor e não interfere no risco de novos tumores de mama.
Pode ser usada também em casos de deformidades congênitas (como esclerodermia, Romberg, entre outros) em que a lipoenxertia pode ser empregada para suavizar irregularidades e melhorar a aparência.
#Perguntas frequentes:
Por que é necessária consulta antes do orçamento para cirurgia?
Com base na avaliação inicial, o cirurgião desenvolverá um plano cirúrgico personalizado para atender às necessidades específicas de cada caso. Determinar a área de lipoaspiração (de onde a gordura será retirada) e a melhor forma de lipoenxertia.
Como é realizada Lipoaspiração?
A gordura é retirada de uma área do corpo do paciente com a técnica de lipoaspiração tumescente, para diminuir o risco de sangramentos. Uma solução é infiltrada na região a ser lipoaspirada. Depois, a gordura é aspirada usando cânulas finas inseridas através de pequenas incisões. O volume a ser lipoaspirado depende do volume desejado para a enxertia.
Como é realizado o enxerto da gordura?
Primeiramente, a gordura é purificada e, em seguida, injetada cuidadosamente na região que necessita de preenchimento. Para áreas mais delicadas, como a face e as mamas, a técnica de lipoenxertia é realizada utilizando microcânulas para maior precisão na lipoenxertia diminuindo o risco de formação de cistos.
É necessário realizar retoques após a lipoenxertia?
Em alguns casos, sessões adicionais de lipoenxertia podem ser necessárias para otimizar os resultados. A taxa de reabsorção da gordura enxertada é muito variável com uma permanência estimada de 40% e 70% do volume originalmente enxertado. Devido a essa variabilidade, é comum que alguns pacientes necessitem de múltiplas sessões de lipoenxertia para atingir o resultado desejado.